Montando pranchas, use o Paper Space

Certamente um dos piores vícios herdados do desenho manual em prancheta é a idéia de desenhar em uma escala e, pronto o desenho, desenhar um retângulo em volta que representa a margem. No AutoCAD desenhamos em tamanho real (Model Space) e temos um ambiente onde definimos o papel e diagramamos os desenhos na folha, este ambiente é o PAPER SPACE.

Para alternar entre os modos Paper Space (espaço do papel) e Model Space (espaço do modelo) basta um duplo clique no botão que fica na base do AutoCAD onde está escrito TILE. No AutoCAD 2000 a expressão TILE foi substituída por LAYOUT, e basta um único clique para acessa-lo. Na primeira vez surge a tela de configuração de plotagem que você pode cancelar para configurar posteriormente.

Inicie seu desenho normalmente no Model Space. Observe qual unidade você prefere trabalhar, se você usa centímetros (1 unidade=1centímetro); se usa metros (1 unidade=1metro); ou milímetros (1 unidade=1milímetro). Esta informação é de vital importância na hora que se ajusta a escala, e sugerimos que se use sempre a mesma unidade no desenho a fim de evitar confusões.

Terminado o desenho, acesse o modo Paper Space e desenhe a folha que você deseja utilizar em milímetros, ou seja, para uma folha tamanho A1 (841×594) você ativa o comando retângulo e quando o comando solicita o primeiro ponto digite 0,0 enter, para o segundo ponto digite 841,594 enter. Pronto, agora sua folha está desenhada e você pode melhorá-la desenhando seu selo, logotipo, marcas para dobra, etc.

Após a criação do formato, crie uma layer chamada viewports e torne-a corrente.

Criando viewports

Viewports são “janelas” através das quais você ajusta a escala de seu desenho sem mudá-lo de tamanho, mas sim aproximando ou afastando o desenho em relação ao papel, o que o torna maior ou menor. Para criar sua viewport vá ao menu View > Floating Viewports > 1 Viewport , defina uma janela dentro de sua margem.

Feito isso, tudo que você desenhou no Model Space aparece na sua viewport, sem escala. Dê um duplo clique na palavra PAPER situada no canto inferior da tela do AutoCAD. Após este clique note que a palavra PAPER muda para MODEL, e o ícone do UCS aparece dentro da viewport.

Para que esta viewport represente seu desenho na escala, usamos o comando Zoom Scale (x/xp):

  1. Digite Z e tecle enter;
  2. Digite 1000/50xp e tecle enter.

em seguida use o comando PAN para posicionar corretamente seu desenho dentro da viewport. Dê um duplo clique na palavra MODEL, (base da tela) para retornar ao Paper Space. Se o tamanho da viewport que você definiu foi insuficiente para exibir o desenho na escala escolhida, posicione o mouse sobre um dos lados da viewport e dê um clique para que os GRIPS (pontos azuis dos vértices) apareçam. Selecione um GRIP e arraste-o para ajustá-lo.

No item 2 acima, a escala depende da unidade que você desenhou. Se escolheu metros, use sempre a regra 1000/ esxp, sendo es a escala que você quer colocar seu desenho. Caso a escala de trabalho seja centímetros, o processo é o mesmo mudando apenas o valor 1000 que neste caso deve ser 10.

Agora seu desenho esta na escala e você pode criar outras viewports mostrando partes diferentes do desenho e também usando escalas diferentes. Você pode colocar os títulos dos desenhos próximos as viewports, cuide apenas para ao escrevê-los usar um layer diferente do viewports, criado anteriormente. A intenção é desligar este layer para que as linhas da viewport não apareçam na impressão. Na hora de imprimir, a escala será sempre 1-1.

Embora este procedimento possa parecer complexo, após superar esta barreira inicial você concordará com a eficiência deste método, que, na verdade, é o modo correto de trabalhar com escalas. O comando scale do AutoCAD existe para redimensionar desenhos, jamais deve-se usá-lo para acomodar desenhos em folhas.

Exercite este método que seu trabalho ganha muito em qualidade